Tratamento das Disfunções de Articulação Temporo-Mandibulares

 

As dores nas articulaçãoes temporo-mandibulares (ATM) e nos músculos da face são queixas extremamente frequentes entre os pacientes que nos procuram. A maior parte destes apresentam os sintomas por apresentarem quadros que chamamos de parafuncionais (apertamento dentário e bruxismo - o ranger dos dentes). A presença dos hábitos parafuncionais causa fadiga muscular, o que gera dor.

Um número menor de pacientes apresenta realmente problemas nas articulações, normalmente manifestados por estalidos, travamentos, creptações, sensação de areia dentro da articulação ao abrir a boca e dor.

 

O tratamento proposto normalmente é iniciado pela solicitação de exames diagnósticos (radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética), seguido do tratamento clínico e, em casos de insucesso, seguidos por artroscopia (cirurgia por vídeo) ou cirurgia aberta. A sequência do tratamento e a necessidade de cirurgia dependerá do diagnóstico inicial e da resposta do paciente aos tratamentos clínicos.

 

Na sequência deste texto vocês terão explicações mais detalhadas sobre cada fase do tratamento e vídeos explicativos. 
Em caso de dúvidas, não deixem de me contactar. 

Placas miorrelaxantes


O tratamento com placas miorrelaxantes corresponde a uma das primeiras etapas no manejo de patologias das articulações têmporo-mandibulares. As comumente chamadas "plaquinhas" são estruturas feitas em acrílico em laboratório de prótese, e servem para retirar o paciente de sua oclusão e limitar os seus hábitos parafuncionais, como o bruxismo e o apertamento.

A placa visa criar, de uma forma artificial, os requisitos de posicionamento dental ideal para o paciente que, por uma ou outra razão (perda de dentes ou má posicionamento), não os atinge com os seus dentes na posição que estão. Como existe uma abertura constante da boca com o seu uso e a placa permite livres movimentos sobre sua superfície lisa, os pacientes que apresentam dores na musculatura facial (90% dos casos de Disfunção da ATM) normalmente sentirão conforto e relaxamento após algum tempo de uso, diminuindo a necessidade de ingestão de medicações para inflamação e dor.

 

Ao mesmo tempo em que promove um descanso da musculatura, o uso da placa também ameniza os movimentos de tração e compressão sobre os tecidos articulares - ATM (Articulação Temporo-Mandibular), fato que diminui as dores crônicas de cabeça, estalidos e ruídos de areia sentidos pelo paciente. 

 

 

 

 

Deslocamento anterior de disco com redução

Deslocamento anterior de disco sem redução

Modelos anatômicos de ATMs com patologias no DISCO ARTICULAR